Tocha Olímpica passará por Campinas na próxima quarta-feira; evento contará com 77 condutores
Na próxima quarta-feira será a vez de Campinas receber a Tocha Olímpica, que chegará ao município após passar por Rio Claro, Limeira e Americana. O revezamento começará na Estação Cultura, às 17h, após a cerimônia de abertura, na qual serão entregues Medalhas de Mérito Esportivo a 150 atletas da cidade.
A chama olímpica seguirá por um percurso de 15km e será levada por 77 condutores no trajeto que compreende as principais vias de Campinas, como as avenidas Francisco Glicério, Dr. Moraes Sales, Airton Sena, Norte-Sul, Orosimbo Maia, Barão de Itapura e Dr. Heitor Penteado. Eles também passarão por locais de referência, como os estádios do Guarani e da Ponte Preta, o Parque Portugal e o Centro de Convivência Cultural. O ponto final do revezamento será na Arautos da Paz, com o acendimento da Pira Olímpica, por volta das 20h, onde também acontecerá um show com a Família Lima. De Campinas, a Tocha seguirá para Indaiatuba, Itu, Jundiaí e Osasco.
Entre os condutores selecionados para carregar a chama estão atletas com longa trajetória esportiva e outros que estão no auge da carreira. Há, também, pessoas anônimas, cuja história e a vontade de carregar a tocha convenceram os organizadores do evento. O alpinista Rodrigo Raineri, que foi o primeiro brasileiro a escalar por duas vezes a mesma face do Monte Everest, falou sobre a expectativa de fazer parte do revezamento e destacou a importância do esporte que pratica.
A supercampeã em arremesso de disco, Odette Domingos, que praticou o esporte por 50 anos e representou Campinas em vários campeonatos nacionais conta que chegou bem perto de disputar os jogos olímpicos e que agora se sentirá realizada como condutora da chama.
Outros nomes de peso que carregarão a tocha em Campinas são Conceição Geremias, Maria Helena Cardoso, Fabiana Murer, Daniel Dias e Fabiana Sugimori.
Um comboio com cerca de 20 veículos ficará responsável por limitar as áreas percorridas pelos condutores. Durante o período do evento a Emdec orientará os motoristas, já que não será possível estacionar nas vias selecionadas para o trajeto. São esperadas cerca de 23 mil pessoas.
O revezamento da Tocha Olímpica Rio 2016 começou em Brasília, no dia 3 de maio e deve passar por 329 cidades brasileiras até chegar no Rio de Janeiro, em 5 de agosto, quando o último condutor acenderá a Pira Olímpica durante a Cerimônia de Abertura dos Jogos, no Estádio do Maracanã.
No Comments